sexta-feira, 1 de junho de 2012

BIM? Sim! Não há motivos para esperar mais.

Imagine uma explosão de dados, gráficos, custos, perspectivas, acabamentos, planilhas e tudo relacionado a uma construção voando pelos ares. Agora, compacte todos estes documentos e informações dentro de um pequeno container digital.Isto é o BIM.


Se isso tudo parece assustador, temos uma boa notícia para dar: você pode controlar toda essa explosão de dados e ainda ter à mão toda a documentação necessária para tomar decisões importantes desde a fase de projeto, construção, até a manutenção do edifício já pronto.

Você já deve ter ouvido falar em “4D” e “5D”, certo? Essas expressões também fazem parte do conceito BIM, adicionando ao tradicional projeto 3D os fatores tempo e custo, o que possibilita inúmeras simulações e ensaios no modelo do edifício antes de sua construção.

Tecnologia. Da mesma forma que um prédio real é construído por pequenas partes, um projeto BIM também é. E são nestas pequenas unidades de informação que a ofcdesk concentra  os esforços em tecnologia para arquitetura. Acreditamos que se um arquiteto entender como funcionam os fundamentos do BIM, em pouco tempo atingirá um excelente grau de aplicação do conceito em todos os seus projetos.

Famílias. Falando em fundamentos, os tijolos de um prédio em sua versão digital são chamados de famílias, os blocos básicos de construção dentro do Revit®. É neles que colocamos todas as informações, características, especificações, comportamento além de sua representação gráfica. Existem famílias para piso, parede, porta, janela e praticamente tudo que você pode ver e tocar em um prédio de verdade, tem uma família que o representa em um modelo BIM.

Então, o segredo é ter todas estas famílias a disposição, certo? Arranjá-las de forma a representar o edifício e pronto! Perspectivas, plantas, cortes, custos e gráficos serão criados automaticamente, certo? Bem, seria assim se todos os fabricantes fornecessem suas famílias ou se você possuísse uma biblioteca organizada com as suas próprias famílias. Na prática isso raramente acontece.

Construindo as famílias.
Imagine seu filho brincando de fazer construções em Lego® e tendo que, a cada momento, interromper a brincadeira para fabricar as pecinhas. Bastante
improdutivo, certo?
Se você já faz parte do  mundo BIM e utiliza o Revit®, com certeza já se pegou nessa situação: você ou alguém de sua equipe precisa parar de projetar para criar as famílias, localizar uma já existente ou ainda modificar uma similar.

Há um consenso de que gastamos 30% de nosso tempo criando e 70%, modificando. Agora, uma boa parte deste tempo todo também é consumida manipulando, criando e alterando famílias.
E se existe algo em que você deve investir para melhorar sua produtividade e precisão, é em sua família (soa bem obvio né?)

Mais uma boa notícia.  A ofcdesk criou uma completa gama de ferramentas para manipular os tijolos básicos de seus projetos e assim ajudá-lo a transformar os blocos do AutoCAD®  em famílias nativas dentro do Revit®. É a transição suave e sem traumas do CAD para o BIM. Agora você não tem mais desculpas para adiar esta importante decisão : BIM agora!


 Texto escrito por Mauricio Ritzmann e Silvia Lavagnoli